Próximo Sorteio

Qua 21 Nov 2018

  • Horas
  • Minutos
  • Segundos

R$ 43.5milhões

Jogar Agora

Resultados da Mega Sena

17.11.2018 - sábado

  • 2
  • 8
  • 18
  • 27
  • 38
  • 60

Realização do Sorteio: NAZARÉ PAULISTA, SP

Prêmios por categoria

Aposta rápida

Números de Sorte

Confirmar

Independência ou Sorte?

27 de agosto de 2018

Mais um 7 de setembro se aproxima, e já são 196 anos de Brasil independente de Portugal. Após décadas de pobreza e profundas dificuldade, o Brasil hoje é bem diferente do Brasil recém-independente. Inclusive quando comparamos hoje a ex-colônia e a ex-metrópole, vemos resultados bastante surpreendentes...

Independência do Brasil: colônia x metrópole

Na tarde de 7 de setembro de 1822, o então príncipe regente D. Pedro I, montado em um pangaré nada parecido com os alazões esplendorosos retratados nas pinturas sobre o acontecimento, alcançou o topo de uma colina ao largo do Ipiranga, em viagem de Santos a São Paulo. Então, desembainhou sua espada e bradou o fatídico "Independência ou Morte!".

Portugal só viria a reconhecer a independência do Brasil 3 anos depois, cobrando uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas. Um valor pesadíssimo para a época.

Começava, assim, o Brasil Império, juntinho com nossa dívida externa: a indenização foi paga com um empréstimo feito junto a Inglaterra.

Na época, a renda per capita brasileira era um terço da de Portugal, além de também ser menor que de países como México e Argentina. O nosso Produto Interno Bruto, o famoso PIB, era menos da metade do PIB português e o menor entre todos os países latinos independentes àquele tempo. "Graças" á indenização paga a Portugal, nossa dívida externa já era mais que o dobro da dos nossos colonizadores.

Um terço da população brasileira era composta por escravos. Portanto, os tempos de Brasil Império foram difíceis, com uma economia que se arrastava e um cenário político nebuloso (déjà vu?).

Não, a República não resolveu muitas coisas. Com o fim do Império, ainda foram décadas de encolhimento da economia, falta de infraestrutura e desigualdades sociais.

Atualmente, prestes a completar 2 séculos como um país independente, o Brasil ainda carrega vários reflexos dos acontecimentos do século XIX, especialmente no que diz respeito aos aspectos sociais.

Mas nem tudo são trevas. Somos uma das maiores economias do mundo. Nem as severas crises económicas e um sistema político falho conseguem destruir nossas virtudes. A maior delas? O povo brasileiro.

 

Economia

Somos a 9ª maior economia do mundo, com um PIB de quase 2 trilhões de dólares, à frente de países como Canadá, Coreia do Sul, Rússia e Austrália.

É verdade, já estivemos bem melhor, "brigando" pela posição do Reino Unido em (5°), mas se olharmos Portugal... antes uma das principais forças monetárias do mundo, os lusos agora têm um PIB de 276 bilhões de dólares, ocupando a 50ª posição no ranking mundial. Só o estado de São Paulo já é maior que a economia portuguesa, com um PIB de 460 bilhões de dólares.

 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Sim, o nosso calcanhar de Aquiles. Nosso IDH é de 0,755. Estamos na 75ª posição no ranking mundial, atrás de países como Sri Lanka, Irã, Venezuela e Cuba. Ponto para Portugal, que ocupa a 43ª posição.

 

Cultura

Já viu gringo dançando o arrocha? E que tal o sucesso do açaí no mundo da alimentação saudável? Seja na moda, na culinária, na música ou em qualquer outro expoente cultural, o Brasil domina qualquer quesito de originalidade e tradição.

É verdade, já nos fizeram acreditar que o bom e certo eram as escolas culturais européias, mas desenvolvemos nossa própria riqueza imaterial e temos cultura de sobra: de norte a sul, de leste a oeste, temos tradição es incríveis! Ah, e quer saber quem é um dos maiores importadores da nossa cultura? Eles mesmos, nossos queridos "portugas".

 

Futebol

Antes de Cristiano Ronaldo, poderíamos alegar que era impossível comparar o futebol português com o brasileiro. Tudo bem, nossa seleção anda deixando a desejar nas últimas Copas, mas nada que afete a história de quem é pentacampeão do mundo desde 2002!

CR7 colocou Portugal no mapa do futebol, com a conquista de incríveis 5 prêmios de melhor jogador do mundo e a Eurocopa de 2016. Mas, convenhamos... ainda são anos-luz de diferença para o país que é sinônimo de futebol no mundo!

 

Loterias

Hoje, a Mega-Sena é a maior loteria da América do Sul, com um recorde de prêmio individual de 205 milhões de reais! Já a loteria favorita dos lusos não é bem deles, já que é um concurso para toda a Europa: a EuroMilhões.

De qualquer forma, em 2006, um português sortudo colocou a mão na bolada de 63 milhões de euros (quase 300 milhões de reais na cotação atual). Individualmente, esse prêmio ainda não foi sorteado pela Mega-Sena, mas o montante de 306 milhões de reais do sorteio da última virada de ano foi dividido entre 17 apostas.

Depois de quase duzentos anos como um país independente, apenas uma conclusão é possível: nossos governantes e a altíssima carga tributária (desde a época de colônia) nos impedem de ter uma qualidade de vida melhor e uma sociedade mais justa, mas ninguém pode negar o quanto o povo brasileiro é trabalhador e digno de tudo o que conquistou até hoje.

Que nos próximos 200 anos, possamos celebrar ainda mais vitórias!

 

Atualizado em 27 de Agosto de 2018.

Share on Google+